top of page
Assessoria em Arte, Educação e Cultura

Educação Para a Paz

 

          O trabalho visa oferecer um espaço de vivência, aprendizado e reflexão a cerca da Educação para a Paz, com a utilização de diversas linguagens artísticas (visuais, cênicas, expressões corporais, Teatro do Oprimido, Práticas Musicais, danças, esculturas, etc.) e metodologias (Psicodrama Educacional, Jogos cooperativos, Vivências de Paz, Metodologias Colaborativas, etc.).

 

Educação Emocional

        O Trabalho visa a reflexão, vivência e aprofundamento na questão das emoções humanas, sua importância na vida do ser humano, e como a educação pode interferir nisso. É um trabalho de uma educação que leve em conta essa dimensão do ser humano, e se dirija ao desenvolvimento de habilidade para que possamos utilizar as emoções de forma positiva para com nós mesmo, os outros e o mundo. 

         Através das Artes, de técnicas de Alfabetização Emocional, processos dialógicos, técnicas psicodramáticas, será abordado questões como autoconhecimento, empatia, autoaceitação, administrar as emoções, entre outras.

Cultura Popular Brasileira e Educação

 

        O Trabalho visa a reflexão, Vivência, estudo sobre a Cultura Popular Brasileira, nossos olhares para ela, nossa relação com ela e sobre sua contribuição para a nossa vida.


            Através das Danças Brasileiras, dos Ritmos, das Festas e Folguedos Populares, das Histórias e Lendas, das Cantigas, das Brincadeiras e Brinquedos, é aprofundado o olhar para as Manifestações, se relacionando à nossa ancestralidade e a celebração de nossa história, cultura e Vida.  

Arte Educação Popular

         O Trabalho visa fornecer aprofundamento de temas através da Arte Educação Popular. A Arte Educação Popular é um tipo de arte onde se preza, vivencia, se aplica e se estuda as formas de vivenciar e aprender certo conteúdo, utilizando diversas formas de artes: visuais, cênicas, danças, esculturas, etc.

       A Arte Educação Popular vem unir a Arte com a Educação Popular. O foco, portanto é realizar um processo educacional cujo caminho, centro, metodologia seja a atividade e a capacidade artística do ser humano.

Pedagogia Social & Educação Social 

          O Trabalho visa uma reflexão, uma vivência e um aprofundamento no campo da Pedagogia Social, seus pressupostos, suas teorias, bem como na prática da Educação Social, seus métodos e pressupostos.


         Através de Processos dialógicos, vivências, construção coletiva do conhecimento, será analisada as práticas de Educação Social, bem como propor e buscar práticas transformadoras, para uma Educação Social de qualidade e que promova verdadeiramente uma transformação pessoal e social.

 

Educação Popular

            O trabalho visa um aprofundamento e uma vivência na teoria e metodologia da Educação Popular Libertadora, proposta por Paulo Freire. 

            Será abordado as teorias de Paulo Freire, sua utilização na Educação Formal e Informal, o conceito e a prática da Educação Popular Libertadora em um projeto de educação para nosso tempo e realidade social do Brasil no século XXI.

 

Educação Brincante

             Uma Educação Brincante é  uma educação que tem o Brincar, em suas diversas expressões, no centro do Processo Educativo. o trabalho visa refletir, vivenciar e aprofundar a importância e as possibilidades do Brincar na Educação, como ele tem sido visto e utilizado, e quais são os olhares e a utilização para uma transformação social.


             Através das Brincadeiras Silentes e Sonorosas da Cultura Infantil, de Jogos Cooperativos, de Jogos Teatrais e das Brincadeiras e Brinquedos presentes nas manifestações da Cultura Popular Brasileira e de outros países, será vivenciado uma Educação Brincante, e refletido sobre suas possibilidades e importância na Educação, desenvolvimento e transformação humana.

 

Jogos Cooperativos e Circularidades para Educadores

              O Trabalho visa um aprofundamento, vivência e estudo dos Jogos Cooperativos, físicos e de Tabuleiro, a serem utilizadas em processos educativos formais e/ou não formais.


              Vemos que cada vez mais temos mecanismos que ensinam as pessoas a serem competitivas uma com as outras, e vemos que essa competição tem violentado pessoas e dado origem a inúmeros problemas sociais. Por isso, a busca por processos cooperativos, colaborativos, que vão na contramão dessa competitividade se mostra importante. Nisso, é necessário buscar mecanismos que ensinem as pessoas a serem mais cooperativas uns com os outros. os Jogos cooperativos e a prática da Circularidade, são alguns desses mecanismos que podem nos ajudar nessa busca.

               A ideia então é vivenciar e refletir sobre os Jogos Cooperativos, físicos e de Tabuleiros, e as práticas da circularidades e seu potencial na construção de um projeto-sociedade colaborativo, igualitário e justo.

 

 

Cultura de Infância para Educadores

              O Trabalho visa um aprofundamento, vivência e estudo da Criança, sua expressão e produção cultural, suas linguagens, suas formas de ser e estar no mundo.


              Vemos que a Educação das crianças hoje, em geral está muito preocupada com o que ela vai ser no futuro, é uma educação da criança adultocêntrica, e que tende a adultizá-la. porém, há um movimento, em prol de uma educação da Criança que a valorize enquanto criança, respeite sua condição de ser criança, e é feita a partir de suas linguagens, expressões e produções culturais.

               A ideia então é refletir sobre a Criança, sua forma de ser e estar no mundo, sua leitura de mundo, suas formas de expressão, suas produções culturais e refletir também, qual a nossa concepção de Criança e Infância, como temos olhado-as e como esses olhares tem guiado a nossa prática educativa.

 

Temas das Assessorias

 

(Para ver o conteúdo das assessorias e mais informações, clique na imagem ao lado de cada tema)

bottom of page