top of page
Assessoria em Arte, Educação e Cultura

Relatos de Trabalho com Educação Brincante: Oficinas

        Curso de Danças Brasileiras para Educadores:
     Curso de Danças Brasileiras para Educadores, Ministrados na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília, DF. Foram trabalhados as danças do Coco e Cacuriá, teve a duração de dois meses, duas vezes na semana, das 19 às 21hs, duas horas de duração cada aula.
Foram trabalhados as possibilidades educativas e artísticas dessas duas manifestações, trabalhado os passos, as formas, as linhas de pensamento, as propriedades do Brincar presentes nelas.


       Oficinas de Cultura da Infância na UNB:
      Oficinas com os estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília, e de outras universidades que apareciam em eventos da Universidade. Foram abordados principalmente, brincadeiras sonorosas da Cultura Infantil. Os estudantes vivenciaram e brincaram com tais brincadeiras, refletindo, a partir delas, suas possibilidades, suas construções, sua importância cultural, sua importância educativa.


       1ª Semana Mundial do Brincar do Distrito Federal:
     Todo mês de Maio, geralmente na terceira semana, é promovido a Semana Mundial do Brincar, que é uma mobilização que reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, realizamos um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade.
     O Brincar é um direito político das crianças que une, por meio da Semana do Brincar, parceiros com as mais distintas origens para fazer parte desta ciranda. É um caminho de transformação social que tem como missão honrar o direito de ser criança.
      É uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil e nos municípios parceiros que compartilham conosco suas experiências. São manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates, sempre com o tema do brincar, realizados graças a uma série de articulações, com o objetivo de contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar e o respeito que devemos ter por esta ação e compartilhar o impacto das consequências de termos cada vez menos tempo para esta ação na infância.
    A Semana Mundial do Brincar acontece em várias cidades do mundo, mas não em todas ainda. Pouco a pouco o trabalho da Aliança pela Infância e de atores afins vão ajudando a divulgar e promover a Semana para que cada vez mais cidades e lugares a promovam. No Distrito Federal, era um desses lugares onde não havia a presença da promoção da Semana Mundial do Brincar, então eu, que trabalho com o Brincar, e estava terminando minha graduação na Universidade de Brasília, me uni à Aliança pela Infância para promover a Semana Mundial do Brincar pela primeira vez no Distrito Federal.
       Começamos devagar e pontual: a primeira ação foi uma oficina de Iniciação à Cultura de Infância para os calouros da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde trabalhamos com a Importância do Brincar, e as diferentes Brincadeiras Infantis Sonorosas. Para vermos um pouco desse primeiro movimento na UnB, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=utIzLJI6po4&t=1s.
        Ele se deu em dois momentos: uma conversa inicial sobre o Brincar, e uma série de Brincadeiras Sonorosas da Cultura Infantil.

bottom of page