top of page
Assessoria em Arte, Educação e Cultura

Jogos Cooperativos e Circularidades

 

O Trabalho visa um aprofundamento, vivência e estudo dos Jogos Cooperativos, físicos e de Tabuleiro, promovendo a cooperação dentro do grupo participante, e possibilitando-os a serem mais cooperativos em sua vida.


              Vemos que cada vez mais temos mecanismos que ensinam as pessoas a serem competitivas uma com as outras, e vemos que essa competição tem violentado pessoas e dado origem a inúmeros problemas sociais. Por isso, a busca por processos cooperativos, colaborativos, que vão na contramão dessa competitividade se mostra importante. Nisso, é necessário buscar mecanismos que ensinem as pessoas a serem mais cooperativas uns com os outros. os Jogos cooperativos e a prática da Circularidade, são alguns desses mecanismos que podem nos ajudar nessa busca.

               A ideia então é vivenciar e refletir sobre os Jogos Cooperativos, físicos e de Tabuleiros, e as práticas da circularidades na nossa vida e seu potencial na construção de um projeto-sociedade colaborativo, igualitário e justo.

PROGRAMA DO CURSO

  1. Apresentação - Jogos Cooperativos de Apresentação, Expressão da Identidade

  2. Naturalização da Competição - Jogos Cooperativos onde se revele o quanto estamos acostumados a sermos competitivos e violentos, momentos dialógicos

  3. Trabalhando a Cooperação - Mix de Jogos Cooperativos, podem se utilizar dos vários tipos de Jogos Cooperativos, momentos dialógicos

  4. Resolução Criativa de Conflitos - Jogos Cooperativos de Resultado Coletivo, momentos dialógicos

  5. Rejeitar a Violência - Jogos Cooperativos Sem Perdedores, momentos dialógicos 

  6. Ser Generoso - Jogos Cooperativos de Inversão, momentos dialógicos

  7. Redescobrir a Solidariedade - Jogos Cooperativos sem perdedores, momentos dialógicos

  8. Avaliação - Jogos Cooperativos para a promoção de uma Avaliação e Auto avaliação, momentos dialógicos

A QUEM SE DESTINA

Essa Oficina pode ser feita com crianças, adolescentes, jovens e adultos

NÚMERO DE ENCONTROS

As Oficinas não tem número mínimo ou máximo de encontros, sendo que cada encontro poderá ser de 50 minutos, 1 hora, 1:30, 2:00 ou 3 horas de duração.

INVESTIMENTO 

A Combinar, dependendo do local, número de pessoas, número de encontros, número de Oficinas, etc.

bottom of page